Best Site Ornitologico

Vote neste Blog clicando:

Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Bisbis são endémicos da Madeira



Até 2007 julgava-se que esta pequena ave era a mesma que existe um pouco por toda a Europa, a estrelinha (Regulus ignicapilus), mas um estudo realizado nesse ano e apresentado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) veio demonstrar que existem diferenças significativas entre o animal então descrito e a espécie de que agora se fala.

Esta nova espécie, conhecida na Madeira por «bisbis» (Regulus madeirensis), foi desde então estudada em pormenor, e concluiu-se que devem existir cerca de 300.000 destas pequenas aves a viver no território. Em termos de aspecto, o bisbis difere da espécie continental pelo tamanho do bico, pela coloração e por algumas vocalizações, mas também os testes de DNA feitos a ambas as espécies vieram confirmar o que os investigadores já tinham percebido no terreno.

O bisbis é a mais pequena ave a viver na Madeira, com um tamanho médio de 8 cm e peso médio de cerca de 6 gramas. Vive preferencialmente na floresta, entre os 400 e os 800 metros de altura, e a sua população não corre aparentemente qualquer risco, pelo que o seu estatuto de conservação é considerado pouco preocupante.

Para realizar este importante estudo, a SPEA contou com a colaboração e apoios da Birdlife International, RSPB (Royal Society for the Protection of Birds) do Reino Unido e da Universidade de Ciências Aplicadas Van Hall Larenstein, da Holanda.



.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...