Best Site Ornitologico

Vote neste Blog clicando:

Número total de visualizações de páginas

domingo, 25 de dezembro de 2011

Dicas de cruzamentos em Mutações Ligadas ao Sexo nos Mandarins...



Dicas de cruzamentos em Mutações Ligadas ao Sexo nos Mandarins...


Muitos iniciantes evitam o termo Mutações Ligada ao Sexo porque acreditam que ele deve ser complicado.No entanto,  mutações Ligadas ao Sexo ocorrem em muitas variedades de pássaros e alguns mamíferos. No caso de aves, Canários Cinza, Opalinos, Canela e Periquitos Inno são exemplos de mutações ligadas ao sexo. Para os Diamantes Mandarim há três mutações mai comums disponíveis, ou seja: Castanho Claro, Dorso Claro e Peito Castanho Branco.

Macho Mutação Ligada ao Sexo x  Femea Mutação Ligada ao Sexo :
= 50% Machos Mutação Ligada ao Sexo
& 50% Femeas Mutação Ligada ao Sexo

Macho Mutação Ligada ao Sexo x Femea Classica :
= 50% Clássicos Portadores da Mutação Ligada ao Sexo
& 50% Femeas Mutação Ligada ao Sexo


Macho Clássico x Femea Mutação Ligada ao Sexo :
= 50% Machos Clássicos Portadores da Mutação Ligada ao Sexo
& 50% Femeas Clássicas

Macho Clássico Portador Mutação Ligada ao Sexo x Femea Mutação Ligada ao Sexo :
= 25% Machos Mutação Ligada ao Sexo
& 25% Machos Clássicos Portador Mutação Ligada ao Sexo
& 25% Femeas Mutação Ligada ao Sexo
& 25% Femeas Clássicas

 Macho Clássico Portador Mutação Ligada ao Sexo x Femea Clássica :
 = 25% Machos Clássicos Portador Mutação Ligada ao Sexo
& 25% Machos Clássicos
& 25% Femeas Mutação Ligada ao Sexo
& 25% Femeas Mutação Ligada ao Sexo



Existem algumas regras básicas para percebermos como reproduzir estas mutações!


No artigo anterior sobre as mutações Dominantes : http://magoitoexoticos.blogspot.com/2011/12/dicas-de-cruzamentos-em-mutacoes.html  foi salientado que caso alguma dessas Mutações Dominantes estivesse presente na ave, tanto no macho como na femea,  poderíamos observar visualmente as caracteristicas dessa Mutação ! A exemplo, um macho Diluido(mutação Dominante) da mutação Castanho Claro será visualmente de côr Creme. Portanto conclui-se que o Creme não pode sêr transportado numa forma oculta(Portador) em ambos os sexos.

Na Mutação Ligado ao Sexo se a Mutação está presente na femea ela tem que apareçer visualmente, uma femea não pode sêr Portadora para uma Mutação Ligada ao Sexo.A situação em relação aos machos já é ligeiramente diferente, neste caso nas Mutações Ligadas ao Sexo tanto pode apareçer visivel (visual) como pode apareçer escondida (Portador).
Porque aconteçe isso? O sexo é determinado pela presença dos Cromossomas X e Y, então isto quer dizer que os machos têm sempre 2 Cromossomas X e a femea tem um X e um Y.(curiosamente no caso dos humanos a mulher é que tem dois Cromossomas X e o homem um par XY)
Na Mutação Ligado ao Sexo, o gene da Mutação está directamente ligado ao Cromossoma X, daí o nome!
Como resultado, as expectativas de acasalar outros sem sêr puros Castanho-claro x Castanho-claroirá depender de qual ave é o macho, como iremos vêr já de seguida.


Na formação do embrião o par de cromossomos XX do macho e do par XY da femea chocam e 
recombinam-se para formar novas crias :


Xc            Xh             Xc        Xh             Xc ----- Xh (cria sexo masculino)
|        +     |      →                         →               +
Xc             Y              Xc         Y              Xc----- Y  (cria do sexo feminino) 

 Portanto, jovens do sexo masculino recebe um cromossomo X cada um dos pais,macho e femea; mas as crias do sexo feminino formam-se recebendo um X-do macho e um Y-da femea. Segue-se que o sexo da cria é efetivamente determinado através do contributo da femea e através do cromossomo Y. 

Foi dito acima que as femeas não podem sêr divididas para uma mutação dominante ou ligada ao sexo. Isso é correto, mas é um equívoco comum que ligada ao sexo galinhas não pode ser dividido por qualquer outra mutação, e isto não é o caso. Galinhas como pode transportar o fator de muitas mutações recessivas, como o pied, pinguim, blackcheek, etc Além disso, é possível combinar a mutação ligada ao sexo com qualquer um dominante ou uma mutação recessiva.  Assim, a combinação do Castanho-claro com o dominante produz cremes factor diluído, e a combinação de dourado com mutações recessivas como Malhado, Pinguim, ou Bochecha Negra, dá crias Malhadas pinguins, e Bochechas Negras respectivamente. As características da  criação de mutações recessivas serão abordados num artigo futuro.

Se nós emparelhar-mos duas aves com exemplos visuais da mesma mutação ligada ao sexo, por exemplo a Mutação Castanho-claro, nós podemos esperar crias 100% Castanho-Claro. No entanto, se as crias dos pais são separados para a mesma mutação recessiva Malhada, por exemplo, em seguida uma proporção de crias serão Malhadas, mostrando as marcas brancas características dos Malhados sobre a cor base da do corpo. Isso explica porque às vezes aparecem umas crias estranhas de pais puros, por exemplo Castanhos-Claro pensado que vão saír crias Castanhos-Claro puro. No caso em que um macho Castanhos-Claro é emparelhado com uma femea que não seja Castanho-Claro (um exemplo pode ser uma femea cinzenta normal) todos as crias femeas serão Castanhos-Claro. Por outro lado, os machoss serão cinzentos de aparência normal, mas será dividido (transportadores, por exemplo) para a Mutação Castanho-Claro. O emparelhamento reverso de macho cinzento normal com femea Castanho-Claro dá a todos crias cinzento normais na aparência, mas os machos serão novamente normais mas portadores/ Castanho-Claro. Estes normais cinzentos portadores / Castanho-Claro machos, poderão sêr úteis para produzir a próxima geração de machos Castanho-Claro!
Então, o emparelhamento com um macho cinza p/ castanho normal para uma femea Castanho-Claro deve render 25%  normal cinzentos p / Castanho-Claro machos, 25% machos Castanho-Claro, 25% femeas normais cinzentas, 25% femeas Castanho-Claro. Note que apenas os machos cinzentos serão portadores de Castanho-Claro, enquanto que as femeas não. Finalmente, o acasalamento de 1 macho cinzento p / Castanho-Claro normal para uma femea cinzenta Clássica vai produzir 25% de cada : normal cinzento Clássico cinzentos p / fawn machos, cinzentos Clássicos e femeas Castanho-Claro. Este último emparelhamento não deve ser geralmente recomendado para crias de reprodução (embora possa resultar em qualidade de cinzento normal), já que não há maneira de dizer qual dos machos resultantes são portadores Castanho-Claro ou seja :  normais cinzentos p / Castanho-Claro e normais cinzentos. 

De mencionar que este artigo foi traduzido por mim e quaisquer erros que possam daí advir serão todos minha culpa(relativo á tradução).Podem vêr aqui o texto original :http://www.zebrafinchsociety.co.uk/index.php?option=com_content&view=article&id=68:sex-linked-mutations&catid=24:zfs-articles&Itemid=68

.

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...