Best Site Ornitologico

Vote neste Blog clicando:

Número total de visualizações de páginas

sábado, 16 de abril de 2011

Diamante Papagaio : mutações,genética,tudo o que deves saber...



Diamante Papagaio (Erythrura Psittacea) : 
O diamante papagaio é uma ave muito bonita.Não é muito comum em cativeiro mas reproduz-se muito bem e é fácil de manter!é uma ave que gosta mais de estar num viveiro sendo muito activos,ágeis e amáveis com outras espécies.É uma ave que pode ir até aos 12 cm, o corpo é verde e têm a cabeça e um bocado do pescoço de cor vermelha, o bico é preto e as patas acinzentadas.

Vida em cativeiro :  
Juntamente com os tricolores esta é uma das aves melhores para criar em cativeiro.São pássaros muito activos e muito toleráveis em relação ao contacto com outras aves.
Não se esqueçam de providenciar uma banheira para o banho,têr grit também sempre á disposição.


Vida em liberdade : 
Foram vistos primeiramente na ilha da Nova Caledonia.

Na natureza eles acasalam em buracos nas fendas,árvores e arbustos.Eles habitam em ilhas tropicas e nas bordas das florestas.Também são visto em zonas urbanas onde andam em grupos á volta de 20 elementos á procura de comida.


Distinção do sexo : 
O macho tem a máscara maior passando em cima a direção dos olhos e o vermelho é mais intenso em relação á fêmea.A fêmea tem o verde menos brilhante menos máscara vermelha e é mais pequena que o macho.


Alimentação :
Come a mistura de sementes deste tipo de aves e podemos complementá-la com fruta,tais como : figos,laranjas e maçãs.Também gostam de alimento vivo!


Criação :
Estas aves fazem 3 posturas por ano metendo entre 4 a 6 ovos.Demoram 13 a 14 dias no choco e ao fim de 3 a 4 semanas as crias tornam-se independentes! Criam em ninhos normais de pvc e usam fibra de coco para os forrar!

Mutações : 
Várias mutações foram desenvolvidas nesta espécie. A Green pied (malhada), Lutino(lutino),Seagreen(verde-mar),Seagreen pied(malhado verde-mar),Pastel(Pastel),Seagreen Pastel(Pastel verde-mar),Seagreen Pastel Pied(Pastel verde-mar malhado) e a White tail(Rabo branco).



Green pied (malhada) : Esta mutação resulta da pigmentação dos progenitores onde apenas o verde passa para amarelo.Mantêm a máscara vermelha na cabeça.


 Lutino(lutino) : Através da hibridização o lutino dos diamantes papagaio foi conseguido.Um lutino de olhos vermelhos pode sêr obtido através de um jovem macho fértil.Esta mutação está ligada ao sexo.



Seagreen(verde-mar) : Todo o verde destas aves torna-se verde-mar e todo o vermelho torna-se laranja.Esta mutação também está ligada ao sexo.




Seagreen pied(malhado verde-mar) : Uma combinação de malhado com verde-mar.


Pastel(Pastel) : Neste pássaro de cabeça laranja a côr pastel é bastante visível.Esta mutação também está ligada ao sexo.



Seagreen Pastel(Pastel verde-mar) :  Uma combinação de pastel com verde-mar.




Seagreen Pastel Pied(Pastel verde-mar malhado) : Uma combinação de Pastel com verde-mar e malhado.

White tail(Rabo branco) : Esta é uma mutação com a cauda completamente branca e de momento encontra-se numa fase exprimental ainda.


Mutação verde-mar/Seagreen : 

Normal x verde-mar :
50% machos portad. de verde mar
50% fêmeas normais 

Verde-mar x normal : 
50% machos portd. de verde-mar
50% fêmeas verde-mar

Portador de verde-mar x verde-mar :
25% machos verde-mar
25% fêmeas verde-mar
25% machos portad. de verde-mar
25% fêmeas normais

Portador de verde-mar x Fêmea normal : 
25% machos portad. de verde-mar
25% machos normais
25% fêmeas verde-mar
25% fêmeas normais

Verde-mar x Verde-mar :
50% machos verde-mar
50% fêmeas verde-mar 


Mutação Panaché :

Panaché x Normal :
Ou Panaché ou Normal

Panaché x Panaché :
Ou Panaché ou Normal


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...