Best Site Ornitologico

Vote neste Blog clicando:

Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Corvos surpreendem cientistas


São conhecidas as histórias em que corvos ou gralhas entram nas habitações e furtam pequenos objectos que brilham, frequentemente anéis, fios de ouro, relógios, entre outros. Também é conhecida a habilidade destes animais para repetir algumas palavras e imitar alguns outros sons como campainhas, telefones ou assobios.

Mas o que surpreendeu os cientistas do Centro de Ecologia Comportamental da Universidade de Oxford foi um corvo ter, num ápice, criado uma ferramenta para retirar comida de dentro de um frasco onde haviam previamente colocado os seus alimentos preferidos.

Quando iniciaram a experiência, deixaram ficar alguns arames já dobrados perto do frasco, na expectativa de que o corvo, de nome Betty, os utilizasse. Para surpresa de todos, o animal pegou num arame direito, dobrou a ponta do arame com o bico e, tranquilamente, retirou o que bem lhe apeteceu de dentro do frasco, surpreendendo todos os presentes.

Este comportamento foi pela primeiras vez observado num animal. Outras espécies, pricipalmente os símios, usam ferramentas para ajudar nas suas tarefas, mas nestes casos os animais aprendem uns com os outros e o processo é evolutivo, ao longo de várias gerações. Neste caso, o que surpreendeu foi a capacidade de executar uma ferramenta de imediato e ter resultado sem qualquer precalço.



.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...