Best Site Ornitologico

Vote neste Blog clicando:

Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 22 de março de 2012

Lutas de Canários : 75 pessoas detidas e 223 aves apreendidas

Agentes apreenderam mais de 230 pássaros.





Rinha ocorria na sede do Canário Clube de Pernambuco.




Uma operação conjunta do Ibama, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Ministério Público de Pernambuco (MPPE) resultou no fechamento de uma rinha de pássaros, na manhã deste domingo (18), na Madalena, Zona Oeste do Recife.
Setenta e cinco pessoas foram detidas em flagrante e 232 aves foram apreendidas.
A rinha ocorria na sede do Canário Clube de Pernambuco, que não tinha autorização para funcionar e, de acordo com o Ibama, foi criada em 1995. A prática ilegal acontecia todos os domingos. Para participar, sócios pagavam R$ 5 e visitantes, R$ 10.
 
 A Operação Canarinho começou quando o Ibama recebeu, ano passado, uma denúncia anônima sobre a prática ilegal. “O órgão levantou as informações e fomos ocupar o local hoje pela manhã. Averiguamos que o clube era apenas uma fachada, como se as pessoas fossem lá para apreciar os pássaros, mas, na verdade, era para promover a rinha”, disse o assessor de comunicação da PRF, Éder Rommel.
 
Todas as 75 pessoas foram encaminhadas para a Delegacia da Várzea, onde foram lavrados Termos Circunstanciais de Ocorrência (TCO) por crime ambiental, além da aplicação de multa. “Só o fato de assistir à rinha a pessoa já está promovendo, indiretamente, o crime. Nem todos confessaram que eram donos de pássaros, mas alguns foram identificados, sobretudo por causa das gaiolas, e é crime criar ave sem a autorização do Ibama”, falou Rommel.
 Entre os detidos está um coronel aposentado da PM e um policial civil. Um homem também foi descoberto com uma falsa carteira de Policial Ferroviário Federal. Ele vai responder ainda por uso de documento falso. Agentes da PRF encontraram, ainda, cartelas de estimulantes sexuais, que têm a venda proibida no Brasil. O local foi lacrado. O Ministério Público Estadual vai analisar as provas colhidas para pedir o embargo definitivo do Canário Clube.
 
Ao todo, foram apreendidos 229 canários da terra, dois galos de campina e um papa-capim. Todas são aves silvestres, que não podem ser criadas em cativeiro.
 De acordo com a PRF, elas devem ser levadas para uma área do Ibama no Agreste de Pernambuco, onde serão devolvidas à natureza.
 
Os pássaros estão em boas condições de saúde. “Diferente da rinha de galo, onde os animais usam esporas e brigam até quase um morrer, aqui, se um canário foge, o outro já é considerado vencedor. Então, as consequências são menos danosas”, explicou Rommel.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...