Best Site Ornitologico

Vote neste Blog clicando:

Número total de visualizações de páginas

domingo, 10 de abril de 2011

Diamante Mandarim : mutações,genética,tudo o que deves saber...





Diamante Mandarin (Poephila Guttata) :

Mede aproximadamente entre 10 e 12 cm . O macho apresenta a cabeça e o pescoço de cor cinzenta ou azul aço, esta tonalidade varia até tomar um tom castanho nas asas e o dorso. O bico e as patas são de uma intensa cor avermelhada alaranjada e está bordeado por uma delgada faixa de plumas negras que se estende desde a metade da parte superior do bico à metade da parte inferior do mesmo. O olho é negro com a íris castanha. Debaixo do olho e em sentido perpendicular aparece outro fino traço negro que delimita junto com a linha de igual cor do bico uma banda de cor branca. Atras a linha do olho aparece uma mancha auricular de intensa cor castanha. A garganta e a parte superior do peito são de cor cinza azulado com um barrado em negro.Debaixo deste barrado estende-se uma ampla banda de cor negra que vai de um flanco a outro. O resto do peito e o abdomen é de cor branca. As penas do rabo são brancas com um barrado negro. Os flancos são castanhos e profusamente pintados de branco.
A coloração da fêmea difere da do macho por carecer de manchas auriculares e do barrado negro do peito. Também não aparece a coloração nos flancos, nem o pintado, e o bico menos pintado. 



Os jovens mandarins são parecidos aos adultos , mas com a diferença que todo seu corpo incluindo o bico terem tonalidades de negro e cinza. 
conhecemos 12 subespecies. As mais conhecidas são a encontrada em Timor e nas ilhas próximas, Poephilia Guttata Guttata, chamada diamante mandarim de Timor e a subespecie Poephilia Guttata Castanotis que a encontramos em toda  Austrália excepto as zonas da costa de Nova Gales do Sul e Vitória.


Distribuição :

AUSTRALIA, a exepção das zonas costeiras de Nova Gales do sul e vitória


Habitat : 

Habita em zonas de campo aberto e em pradarias com arbustos espinhosos do género e pequenos bosques de acacia australiana. Adaptou-se bastante bem à sobrevivência em condições desérticas ou semidesérticas.

Vida em liberdade : 

O Diamante mandarím é um pássaro sociavel que na natureza se reúne em bandos a mais de 100 indivíduos.Uma vez que formam um casal este se mantém até que um dos exemplares morra. Aproveita as épocas de chuvas em que proliferam os insectos e a vegetação herbácea para criar.

Vida em cativeiro : 

O diamante mandarím introduziu-se na avicultura ao redor do ano 1860. São umas aves muito sociaveis, pacíficos e vivaços que coahabitam bem com exemplares de sua espécie como com outros pássaros. É um pássaro que pode viver tanto numa voadeira como em gaiolas sejam interiores ou como exteriores (resistem muito bem as baixas temperaturas, mas ajuda  ter um ninho para dormir, o mandarim prefere dormir dentro de um ninho que sobre ramas.


Alimentação : 

Sementes como miho painço, alpista e milho painço em rama como base de sua alimentação. Uma mistura de sementes já preparadas para exóticos é mas que suficiente. Como complemento podemos dar maçã… 
Necessariamente devemos proporcionarlhes um comedouro com Grit para fazerem  melhor a digestão. A areia natural por exemplo a da praia é excelente e pode substituir muito bem o grit. Excluiremos totalmente a areia absorvente de gatos, pois provocam-lhes  más digestões que podem levar à morte ou á doença do Diamante.
Em épocas de criação preferenciallmente ou segundo me pareçe durante todo o ano administrar papa a base de mistura com ovo. Ademais é quase obrigatório acrescentar-lhes vitaminas para reforçar os reproductores.

Criação :  


Estas bonitas e variadas aves, são especialmente fáceis de criar por regra geral, reproduzem-se tanto em gaiolas como em voadeiras. Isto não significa, no entanto, que todos cheguem a criar; alguns pais por que por natureza já são maus e , em outros, em especial os pássaros  com tamanhos exigentes, algumas mutações… Podem ser mais complicadas pelas condições que precisam.
Precisam de umas caixas ninho de 10 x 10 cm. O ninho constroem-no com qualquer material que encontrem, mas aconselha-se pôr fibra de coco por exemplo. Como média põem uns 4 a 6 ovos, que eclodem após uns 13 dias .Os pequenos são alimentados com semente, papa e papa insectívora,etc.Os pais cuidam zelosamente das suas crias,não sendo necessário amas(bengalims)
Sobre as 3 semanas as crias já têm penas, mas são alimentados por seus pais aproximadamente umas 2 semanas e mais oito para fazer uma muda total para ter uma coloração adulta.  Estas aves podem criar durante todo o ano e facilmente podem chegar às 4 posturas anuais.

Mutações : 

O que se tenha criado durante tantos anos deu lugar a que apareçam e se estabilizem múltiplas mutações de cor. A primeira mutação, o Branco apareceu em 1920 em Austrália.  Desde então seu número aumentou espectacularmente, dão-se inumeráveis mutaçõess de cor nesta espécie, as mais comuns são a bruna, dorso claro, isabela... também conhecemos mutaçõess de postura como os mandarins com crista, os quais não se devem cruzar nunca entre eles, já que o gene que dá lugar à crista resulta letal .Isto significa que algumas das  crias de uma combinação deste tipo morreriam dentro do ovo. No entanto o factor crista, é dominante sobre as penas normais da cabeça. Os resultados desta combinação costumam ser de um 50 % de crias com crista e o outro 50 % sem crista. (Mais detalhes no tópico de genética)


                                  Clássico Cinzento, Factor Bruno e Cinzento de Dorso Claro


                                                     pastel,face negra e factor bruno de dorso claro


                                                     peito negro, bochecha negra e peito laranja


                                               pinguim,prata ou pastel e mandarim de crista


                                                           Branco, Phaeo, Panaché



                              Bochecha Castanho Escuro, Bochecha Factor Bruno, Malhado


                                                     Eumo, Agata e Bico Amarelo



                   Dorso Claro Peito Negro, Peito Pastel e Face Negra , Factor Bruno Peito Negro
 


                      Dorso claro peito laranja, ágata de dorso claro e factor bruno peito e face negra
                




Mutações Dominantes: Clássico ou cinza, face negra, pastel ou prata, crista, bochechas cinzas e bochechas Bruna
Mutações Recessivas: Peito negro, bochechas negras, peito laranja, Pinguim, Pheo, bico amarelo, Panache, Branco, malhado, Eumo e Agata .
Mutações Recessivas Ligadas ao Sexo:  factor Bruno, e dorso claro


Hibridos :  

É possível sua hibridação com quase todas as espécies de diamantes australianos e outras estrildias. As mais comuns são com babetes  de gola longa, curta, bichenow e senegal vermelho. 


hibridos de mandarim x modesto: 


 hibridos de mandarim x babete de gola larga: 


hibridos de mandarim x amarante de senegal: 


hibrido de mandarim x Lagonosticta vinacea e hibrido de mandarim x bengalim mosqueado:


hibridos de mandarim x bichenow: 


Curiosidades :   

A diferença em relação a outras aves é que bebe succionando a água; isto permite-lhe beber mais rápido e  aproveitar a água depositada em gotas sobre folhas ou em fendas nas pedras.







  

26 comentários:

  1. As minhas sinceras felicitações para o seu blogue...
    Li que o senhor escreveu que os mandarins criam facilmente 4 vezes por ano(desculpe se estou enganado) mas tenho um casal de mandarins que comprei em Janeiro ou Fevereiro de 2012 e em Junho deste ano estão a criar pela terceira vez...
    Será que eles podem criar mais de 4 vezes num só ano?
    O meu e-mail é jorgesantos85@sapo.pt.

    Sem mais assunto e obrigado, Jorge Santos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sim é possível a minha tirou 7 ninhadas de 6 filhotes cada uma /ai é bom vc ter 2 fêmeas pq essa vai cansar e irá ficar fraca ai vc coloca a outra fazendo uma especie de revesa ai quando uma estiver no ninho a outra descansa entendeu...
      vlw!!!

      Eliminar
    2. Pode criar mais de 4 vezes no ano por que eu tenho varios casais e ja tirei mas de 9 ninhada de cada casal.
      Mais elas ficam muitas cansada isso nao é certo o certo é deixar pelo menos 5 a 6 vezes no ano.

      Eliminar
  2. primeiro quero darlhe as minhas felitações
    agora tenho um grande problema:
    eu tenho um casal de mandarins e eu gostava muito de fazer criacao soque ela mal acaba de por os ovos comeos logo gostaria de saber se ha alguma suloçao?
    por favor ajude-me

    ResponderEliminar
  3. Boas,isso é falat de calcio... ela come os ovos, meta osso de choco se ela nao pegar pegue no osso de choco e desfaça-o em pó com uma colher par dentro do comedouro da papa para ela comer entao junto com a papa... tb pode dar calci-plus da versege laga e meta grit num comedouro também... o que tb pode fazer é estar atento e quando ela mete 1 ovo de manha voçe retira-o logo e mete 1 de plastico e faz sempre isso até ela meter os 5 ovos depois retira os ovos de plastico e mete os 5 ovos que eram dela e esperemos que não os coma!
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. muito obrigado se tudo carrer bem depois envio uma foto dos novos mandarins depois de sairem do ninho

    ResponderEliminar
  5. Sempre á disposição,ok, fico á espera, Abraço!

    ResponderEliminar
  6. parabens pelo seu blogue fiquei espantado.
    en seguida gostaria de lhe fazer uma pergunta.
    eu tenho um casal de mandarins na mesma gaiola e ja por duas vezes que o meu macho morre, o meu visinho faz criacao desta especie e deume um casal eles abitoaram-se a nos e tudo estava a correr lindamente ateque um dai o macho estava morto no fundo da giola, uns meses depois ele deume otroe tambem morreu.

    o mais estranho e que morreran os dois da mesma forma ... comessaram a ficar com as penas erisadas e eu persebi logo que estavam doentes mas ja nao fui a tenpo.

    sera que é a femea que os mata, sera pura coincidência, ou havera algun microbio na geiola.

    o que fasso?

    ResponderEliminar
  7. gostei mmmmmmmmmmmmmmmmmmuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiitoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  8. Isso é que é preciso! ABRAÇO E boas criações!

    ResponderEliminar
  9. bon dia eu posso colocar uma femea de diamante mandari con un machio diamante gould???da risultado?? origado italia 1981

    ResponderEliminar
  10. que preço me faz por um casal de diamantes de gold? se vender...

    ResponderEliminar
  11. em relação ao problema da morte dos machos na gaiola dê-lhe vitamina B num dia devem ficar curados se os seus novos mandarins tb ficarem doentes

    ResponderEliminar
  12. Boas, tenho ainda 2 casais... se quiser só 1 casal é 40 euros, se quiser 2 casais faço a 35 euros cada casal.
    Abraço

    ResponderEliminar
  13. tenho um casal q ja estar se aninhando e graças a essa explicação ja sei indentificalos e tratar melhor deles para q saia lindos filhotes hibridos [...]obrigado pela boa explicação.

    ResponderEliminar
  14. adorei.tambem tenho um casal de mandarim classico.mas tratei primeiro da femea.uma femea bem nutrida naon tem assunto,5 ovos 5 filhotes.todos espetaculares.E so trata-tos bem.Eles agradecem.nao basta so mistuta

    ResponderEliminar
  15. gostaria de criar os bochonov.É assim tao dificil criarem sem ser atraves do recurso das "amas"?obrigado

    ResponderEliminar
  16. ola amigo o seu blog esta de parabens , olha eu gostaria de tira uma duvida sobre mandarins, eu comprei um casal faz uns 15 dias com uns oito dias de comprado colocarão um ovo mas tava sem ninho acabou quebrando, no mesmo dia eu coloquei uma caxinha, no dia sequinte eu olhei e la estava 1 ovinho mas ja faz uns 5 dias ainda hoje eu olhei mas so existe 1 ovo, o mesmo sera que eles vão colocar ainda outros ou não, eu digo eles porque eu não conheço o macho nem a femea ...

    ResponderEliminar
  17. boas luis,esta excelente,mas detetei um erro,identificou o mandarim malhado com a foto de um mandarim selado...

    ResponderEliminar
  18. eu preciso de ajuda pois uma das crias voou até ao tecto e caiu no chão paralizada dum lado pois eu acho que ela partiu alguma osso . Não sei como ajuda-lá por um triz não morreu gostava que alguém me ajuda-se

    ResponderEliminar
  19. BOAS AMIGO 1 PARABENSEU GOSTARA DE SABER SE VENDE ALGUMAS ESECIES SUAS
    CHAMO ME SEBASTIEN LOPES
    AQUI FICA ME NUMERO
    914702670

    ResponderEliminar
  20. Quero desde já deixar os meus parabéns pelo espaço e pelo trabalho desenvolvido. Gostaria de deixar também a minha opinião sobre algo: o tipo de letra que usa no blog, na minha opinião, é pequeno demais. Ou mudar o tipo de letra. torna-se um bocado difícil e cansativo ler os artigos. Mas isto é só a minha modesta opinião. Um grande bem-haja.

    ResponderEliminar
  21. tenho um machinho de mandarim qe não vi mas mutações nenhum parecido pois ele não tem manchas na bochecha apenas o rosto todo pintadinho de preto

    ResponderEliminar
  22. Tenho um casal de mandarins eles estao a fazer o ninho eu comprei o galarex gostaria de saver quantas gotas posso por no bebedouro o bebedouro é pequeno se me poder ajudar eu agradessia.OBRIGADO.

    ResponderEliminar
  23. Boa noite ,tenho um diamante bicolor e queria saber qual fêmea posso colocar com ele ?
    Para fazer um híbrido ?

    ResponderEliminar
  24. tenho um casal de mandarim que comprei a 20 dias oque faco pra que eles se acasalarem

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...