Best Site Ornitologico

Vote neste Blog clicando:

Número total de visualizações de páginas

sábado, 8 de dezembro de 2012

Birdsblog entrevistou-me ...


Foi com imenso agrado que recebi o convite do amigo Osvado Sereno para reunir material meu e enviar para ele para depois introduzir no seu blog, eis o que saíu :

Podem vêr a entrevista no sitío(blog) original : http://bloggerbirds.blogspot.pt/


 Luís Miguel Marques Baleia
 Idade : 35 
Associado da Associação de Avicultores de Portugal
 Stam é o DH76 

Foi com imenso agrado que recebi este convite do amigo Osvaldo, tudo que seja sobre aves deixa-me fascinado, parece que gira tudo em volta disso,sinceramente para mim é como uma "droga"mas uma droga saudável!
EU
 Este contacto diário com as aves por pouco que seja faz-me sentir que estou noutro mundo, num mundo de liberdade, num mundo em que esquecemos o stress do dia de trabalho, das discussões em casa,dos gritos dos nossos filhos...etc.
Instalaçoes
 Pois bem, depois desta introdução vou começar por contar como entrei neste espectacular mundo das aves!
Sempre que me lembro sempre tive pássaros  mas comecei mesmo a ter mais gosto quando fiz um viveiro e juntei lá vários casais de Pardal de Java, criavam todos bem e  eu ia vender as minhas crias a um senhor que vendia na feira e assim ia ganhando uns trocos...Depois parei durante um certo tempo voltando mais a sério a cerca de 2 anos sensivelmente por intermédio de um primo meu.
Instalaçoes
 Todos os dias depois do trabalho passava por casa dele e ficava fascinado com tantas aves e tão bonitas e comecei por adquirir um casalito de cada vez.

Entretanto o meu primo que também se tinha metido na criação de exóticos deixou de fazer criação e deu-me algumas aves outras vendeu-me, e com as gaiolas foi igual e assim fui evoluindo.

fazer 1 viveiro interior plano de maneira que pudesse assim ter mais espécies e conseguisse assim também resolver alguns casos de gordura a mais, principalmente nos Diamantes Forbes,
 
Macho de Diamante Peale
 mas que ao mesmo tempo se sentissem mais livres e pudessem acasalar na mesma visto terem bastantes espaços verdes!
A ração que utilizo é a Petcup Profissional  para os Australianos adicionando um pouco mais de alpista e milho japonês, para os Africanos também dou esta mas adiciono outra mistura e mais algumas sementes.
Face Carmesim no ninho
 Costumo dar também 1 a 2 vezes por semana Taubengold, 1 vez por semana Sedochol e outras 2 vezes por semana Cálcio , dou tudo na água!
Bicos de Lacre e Diamante Tricolor p/Verde mar
  Começei com 1 espaço de 3 m de comprido por 1,5 m de largura e 2 m de altura,numas instalações feitas por mim e pelo meu pai que é pedreiro, o resto pladuro, roofmate, alumínios, vidros etc fui eu que fiz poupando uns trocos bons!
Femea de Diamante Tricolor Verde Mar no ninho
    No ano seguinte decidi aumentar o meu espaço para 5 m de comprimento,1,5 m de largura e 2 m de altura deixando as gaiolas á mesma mas aproveitando todo o espaço que tinha para
Postura de Diamante De Goul
  Introduzi várias plantas artificiais e muitos ninhos espalhados e fiz um sitio para poderem tomar banho diariamente.
Cria de Diamante De Gould
  Na altura da criação costumo fazer uma mistura que inclui papa de ovo da SUPERVITE,adiciono uma papa verde da Raff mais um patéé da Versege Laga insectivora, adiciono depois o Breedmax e Levedura de cerveja.
Crias de Diamante Papagaio
  Cada criador tem a sua papa de criação,por isso vamos ouvindo umas coisas por aqui e por ali (não acreditando em tudo)e vamos fazendo as nossas experiências  se virmos que temos melhorias poderemos continuar nessa linha e tentar introduzir outros nutrientes que possam ajudar as nossas aves
Crias de Diamante Bichenove Pastel
  Participar em exposições nunca aconteceu porque não é uma coisa que tenha como objectivo, crio aves pelo simples prazer de tudo o que rodeia, não crio com outro objectivo, claro que também tento fazer uma selecção do que penso ser as melhores aves mas como disse anteriormente o objectivo não é as exposições,
Cria de Diamante Tricolor Lutino
  penso que para o ano sou capaz de participar pela primeira vez,mas o sonho que tenho é mesmo ir participar a uma exposição e ao mesmo tempo expor os quadros que pinto em acrílico sobre aves exóticas(só pinto quando estou mesmo inspirado)o que é raro, mas vai acontecendo...

Crias de Diamante
 Penso que era uma boa ideia,poderia ter feito isto este ano, já que me surgiu o convite de expor aves e fazer a exposição dos quadros, mas ainda não está na altura certa...quem sabe para o ano!
Emblema Picta no ninho...
Femea de Diamante Sparrow Prata de rabo Vermelho

   Em relação ás aves que tento fazer criação de momento são : Peito Celeste de cabeça azul(Uraeginthus Cyanocephalus); Pytilia de Asa Amarela (Pytilia Hipogrammica); Diamante Peale (Erythrura Pealli)
femea de Diamante Sparrow Prata de rabo Laranja
 Cantor de Cuba (Tiaris canora); Diamante Estrela (Neochimia Ruficauda) mutação corpo Amarelo;    Diamante Papagaio(Erythrura Psittacea) Clássico e mutações Verde Mar,Pastel e Pastel Verde Mar;
femea de Diamante de Gould Lutino
 Diamante Bichenove(Poephila bichenovili) mutação Pastel; Diamante De Gould (Chloebia Gouldiae) Classicos e Mutações Azul e Lutino. 
Csal de Cantores de Cuba
 Estas são as espécies que tenho de momento mas tenciono ainda adquirir: Lonchura Griseicapilla, Diamante Phaeton e Amarantes, depois voltar a adquirir Emblema Picta, capuchinho de cabeça Branca e Mandigoa Nitidula.
Casal de Peito Celete
 Para mim o problema de fazer criação de aves é conseguir só nos mantermos fieis a 2 ou 3 espécies, isso para mim não dá, gosto de ir variando de espécies e ter várias ao mesmo tempo!
Femea de Diamante Estrela Pastel de cabeça Laranja
 Para finalizar gostaria de dar umas dicas para quem anda nestas lides.
Nunca acreditem em tudo o que ouvem, quando fizerem negócios sejam sinceros para com o comprador,comprador satisfeito é comprador que volta!
Macho de Diamante Estrela mutação corpo Amarelo e cabeça Vermelha
Muito cuidado quando comprarem aves a pessoas que não conhecem e sem ter visto as aves( de vez em quando pudemos ter uns dissabores) comprem mas, a pessoas de confiança!

Macho de Diamante Papagaio Pastel
 Por último tratem as aves como se fossem os nossos filhos e nem vale a pena também avisar que quem queira meter-se nestas lides para ganhar dinheiro que esqueça isso, porque todos sabemos que ao fim do ano a fazermos 
 as contas em comida e suplementos e outras coisas ainda ficamos é a perder..
Macho de Diamante Papagaio Pastel Verde Mar
 Abraço amigo a todos os que participam neste Blogger maravilhoso sobre aves e aproveito para dizer que passem pelo meu blog, que está simples mas está feito também com muito gosto!
Cumps.
Texto e fotografias: Luís Baleia
Montagem e edição : Osvaldo Sereno



Muito obrigado ao amigo Luís pela sua entrevista, é sempre um gosto ajudar a divulgar o trabalho que outros criadores nacionais fazem durante o ano.Um abraço.

 
 

3 comentários:

  1. Muitos parabéns!!!!! de longe o viveiro mais lindo que vi.

    ResponderEliminar
  2. Muitos parabéns Luis, é um prazer ver o gosto que tens pelas aves pela paixão não pelo negocio.
    Cumprimentos
    Rui Moreira

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...