Best Site Ornitologico

Vote neste Blog clicando:

Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Reintrodução de leões criados em cativeiro fracassa na África, diz estudo!

Para cientistas, felinos de cativeiro não sobrevivem em áreas selvagens.
Ações de libertação são chamadas de 'comerciais' e 'mito' pela pesquisa.

Criadora cuida de leão macho nascido em cativeiro na Namíbia, África.
Foto: Luke Hunter/Panthera

Operações de reintrodução de leões criados em cativeiro nas áreas selvagens da África têm feito muito pouco pela conservação destes animais, afirma um estudo divulgado nesta terça-feira (31) pela revista Oryx.
 
 Ações deste gênero, que podem envolver turistas, são classificadas como "comerciais" e "mitos" pelos cientistas responsáveis pela pesquisa.
Elaborada por uma equipe de biólogos da Panthera, unidade especializada em felinos da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na tradução em inglês), a pesquisa considera que há um "mito de conservacionismo" em operações deste gênero, quase sempre fracassadas. O estudo demonstra que nenhum leão criado em cativeiro foi realocado de maneira bem-sucedida no meio selvagem.
 Conhecidas como "Encontros de Vida Selvagem", estas operações cresceram nos últimos 20 anos, principalmente no sul da África, segundo os pesquisadores. A avaliação deles é que os leões nascidos em cativeiro e suas crias acabam não sobrevivendo quando libertados, em comparação com felinos criados em meio selvagem.
O potencial de estudo destas operações reside na avaliação do papel que os leões nascidos em cativeiro têm. O fato deste tipo de ação existir permitiu aferir que os felinos que nasceram em jaulas não devem ser reintegrados a ambientes selvagens, na opinião dos cientistas.
Leões selvagens foram deslocados e monitorados por mais de 40 parques do sul da África nas últimas duas décadas, de forma bem-sucedida, diz o estudo. Mais de 500 felinos foram recolocados nos meios selvagens desta maneira, ainda de acordo com a Panthera.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...